domingo, 16 de novembro de 2008

Miniárvore de Natal


Minha nova invenção é essa arvorezinha de Natal em crochê, pra enfeitar o computador. Fiz baseada na árvore daqui de casa, que pretendo montar ainda nesta semana. Mas essa é cônica, pra ser feita de uma vez só.

Quando faço um trabalho de crochê (e talvez raciocine assim também pra outras atividades, nunca pensei sobre isso...), eu primeiro gosto de ter uma visão geral da peça, entender sua lógica. Seguir passo a passo ajuda, claro, mas sempre gosto de entender o mecanismo da coisa. Trabalho mais facilmente e também posso modificar alguma coisa, se precisar.

Então a minha miniárvore é um cone feito em pontos altos, com diminuição de 8 pontos a cada duas carreiras.
Ou seja, as duas primeiras carreiras têm 64 pontos; as duas próximas, 56; as duas seguintes, 48 e assim por diante, até fechar o cone.
A cada 4 carreiras (na 4ª, na 8ª e na 12ª), entram as bolinhas, que pus com base nesta aula da Elaine. Na 4ª e na 8ª, são 8 bolinhas; na 12ª, apenas 4, porque ela é bem mais estreita.

Material:
agulha de crochê de 3 mm, se o seu ponto for apertado, ou de 2,5 mm, se for um ponto mais frouxo, uma argola de acrílico de mais ou menos 11 cm de diâmetro, lã verde escuro (usei a Pingouin Brilho), 20 bolinhas e 1 estrelinha (compradas em loja de artigos para bijuterias).

1) Passei as bolinhas pela lã. Pode ser como a Elaine ensinou ou com uma agulha de bordado cujo buraco seja largo o suficiente para passar a lã e estreito para passar pelo furo da bolinha.
2) Cobri a argola de acrílico com 64 pontos baixos. (Parece que o número mágico para crochê redondo, seja para aumentar seja para diminuir, é 8. Só consigo bom efeito com múltiplos de 8.)
3) Fiz duas carreiras de 64 pontos altos (ponto sobre ponto de base). Ao final, emendei o último ponto alto com ponto baixíssimo na terceira correntinha feita para subir.
4) Na 3ª carreira, fiz 6 pontos altos e fechei juntos 7º e 8º pontos, para a diminuição. Segui assim até o final (6 pontos normais, dois próximos fechados juntos).
5) Na 4ª carreira, fiz 6 pontos altos, prendi a bolinha no 7º ponto como ensina a Elaine. Pulei um ponto de base (o "vêzinho" da carreira anterior, resultante da diminuição). Continuei assim até o fim da carreira: 6 pontos, 1 bolinha, pulei o ponto de base abaixo da bolinha.
6) 5ª carreira: 5 pontos altos, diminuí nos dois seguintes, e assim por diante.
7) 6ª carreira: apenas ponto alto sobre ponto alto.
8) 7ª carreira: 4 pontos altos, diminuição, até o fim.
9) 8ª carreira: 4 pontos altos, bolinha, até o fim.
10) 9ª carreira: 3 pontos altos, diminuição, até o fim.
11) 10ª carreira: ponto alto sobre ponto alto.
12) 11ª carreira: 2 pontos altos, diminuição, até o fim.
13) 12ª carreira: 5 pontos altos, bolinha, até o fim.
14) 13ª carreira: 1 ponto alto, diminuição, até o fim.
15) 14ª carreira: ponto sobre ponto.
16) 15ª carreira: diminuí, fechando juntos cada dois pontos altos.
17) 16 ª carreira: ponto sobre ponto.
18) 15ª carreira: diminuí, fechando juntos cada dois pontos altos.
19) Fiz um ponto baixo unindo todos os 4 pontos da carreira anterior.
20) Prendi a estrelinha como fiz com as bolinhas.

Nunca expliquei crochê por escrito. Se alguém quiser explicação melhor, é só pedir.


Nenhum comentário:

Pra não ser estraga-prazer!

No começo, eu evitava falar das tramas dos filmes, livros e séries que comento aqui, mas isso limita muito e, com o tempo, dei mais liberdade às minhas postagens.
Porém, como eu não gosto que me contem as histórias, como eu adoro as surpresas que os criadores geralmente nos preparam com tanto esforço, não quero estragar o prazer de ninguém.
Se você é como eu, melhor ler ou ver antes. Mas convido-o a voltar depois, pra saber o que eu achei.