segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Filmes

Fim de semana cheio de filmes.
Na sexta-feira, Super Size Me. Sei que o filme já tem um tempão, mas eu ainda não tinha visto!
Fiquei mal! Triste mesmo. Pelos americanos, claro, e o que os leva a ter assim esse monte de vícios: comprar, comer porcaria, comer exageradamente... Pelo império do lucro sem escrúpulo, que lá, talvez de modo mais evidente que nos outros lugares, gera esses absurdos como a comida que servem em escolas!
Mas fiquei triste por nós também. Porque estamos imitando o que eles têm de pior! Nossa classe média tem ficado cada vez mais parecida com eles! Já senti isso outras vezes (quando vi Beleza Americana, por exemplo).
Não que eu seja contra o capitalismo, não é isso! Mas por que não usar o dinheiro que sobra pra gerar mais emprego, mais mercado consumidor, mais crescimento pro país todo?

Sorte nossa que não temos tanta grana, que a maioria de nós não tem dinheiro pra aderir a esse consumismo doente e vazio. E sei que, pelo menos quanto ao que o Super Size Me mostra, ainda estamos longe daquela realidade triste. Mas quem garante que daqui a uns quinze ou vinte anos a gente não tenha chegado lá? Outro dia ouvi que numa escola tinha salão de beleza!!!! Por que não colocariam lanchonete de porcarias industrializadas, se percebessem que daria mais dinheiro?
Tenho pena da nossa classe média! Tenho pena de criar minhas filhas num meio em que crescer na vida significa poder comprar cada vez mais coisas cada vez mais caras!
Espero que, pelo menos nesse caso, estarmos no Terceiro Mundo (ou "emergindo", que seja!) nos ajude a resolver as necessidades reais, antes de aderirmos à moda de inventar umas tão absurdas como a de comprar por comprar!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Tati.
Tenho vindo aqui com certa regularidade, fico lendo e pensando... pensando inclusive em escrever. Mas acho que minha hora ainda não chegou.
Sabe, você está no caminho certo, tem se controlado quanto a dar coisas e mais coisas às meninas. Aos poucos vamos achando a medida... Tenho certeza disso. Só espero que dê tempo! ;)
Beijo,
Nessa

Anônimo disse...

Ai, amiga, eu tou pecando pelo excesso nessa área, afinal, sempre fui consumista. Tenho tentado me controlar, mas a única coisa que funciona é a falta de dinheiro (olhando pelo lado bom, pelo menos eu não sou daquelas que se endividam pra continuar consumindo quando a grana some, né?)
Com o Lucas tem sido a mesma coisa, então acho que a solução tem que começar de mim. No último aniversário eu optei por dar um brinquedo simples e barato ao invés do balde de Legos que eu tava planejando. Penso que essa apreciação pelo simples e barato não vá durar muito tempo, então aproveitei.
Vai ser difícil acertar a mão por aqui...

Pra não ser estraga-prazer!

No começo, eu evitava falar das tramas dos filmes, livros e séries que comento aqui, mas isso limita muito e, com o tempo, dei mais liberdade às minhas postagens.
Porém, como eu não gosto que me contem as histórias, como eu adoro as surpresas que os criadores geralmente nos preparam com tanto esforço, não quero estragar o prazer de ninguém.
Se você é como eu, melhor ler ou ver antes. Mas convido-o a voltar depois, pra saber o que eu achei.