quarta-feira, 29 de agosto de 2007

"A Dama na Água"

O melhor filme que vi no fim de semana foi A Dama na Água.
É gozada minha relação com o Shyamalan. Sempre tenho um pouco de receio de sentir medo, porque não gosto de filme de medo, mas, com exceção do Sinais, adorei todos os filmes dele que vi (todos os que fizeram sucesso, afinal. Só não vi os obscuros, que descobri dia desses que havia).
Mesmo no Sinais, o que não gostei foi do roteiro, que achei absurdo e incoerente. Até inventei um final que, pra mim, consertaria a história (ê pretensão, heim?!)
Enfim, A Dama na Água: enrolei pra ver porque achava que podia ser de susto ou medo. Aliás, se tivesse visto o trailer, confirmaria essa impressão. Mas, embora haja mesmo cenas que assustam um pouco, e o suspense próprio dos filmes dele, não é de dar medo. A história é belíssima, cheia de simbolismos e sutilezas sobre relações dos homens consigo e com os outros, e como crescer a partir delas.
Independente de eu não ter gostado do roteiro do Sinais, mesmo neste, como em todos, Shyamalan se mostra um diretor brilhante: consegue como poucos criar um clima tenso e gerar a dose necessária de suspense pra prender até o fim. Vide O Sexto Sentido que, se não fosse pela direção detalhista, não teria a menor graça: o grande lance é a surpresa, no final, de se sentir enganado o tempo todo sem tê-lo sido!
Mas uma das coisas mais legais é ouvi-lo falar dos próprios filmes: ele fala com amor do trabalho todo, de cada etapa e detalhe, desde a idéia até o roteiro pronto, a escolha de elenco e dos outros profissionais, o tempo da narrativa, os cortes... Vale a pena ver os extras nos DVDs. N'A Dama na Água, vale mais ainda pelo livro que tem o mesmo nome. Quero dar de presente pras meninas! Seu primeiro conto de fadas em inglês, porque acho que ainda não tem tradução.
Também pensei em incluir seus filmes nas minhas futuras listas de persente. Já tenho O Corpo Fechado, que também adoro. Até pensei em rever o único que não adorei de imediato: quem sabe mudo de idéia?

Um comentário:

Anônimo disse...

Voltei pra te avisar que como parte das comemorações do dia do blog, eu indiquei o seu como um dos meus prediletos. Passa lá no blog pra saber do que se trata, tá!
Abraço

Pra não ser estraga-prazer!

No começo, eu evitava falar das tramas dos filmes, livros e séries que comento aqui, mas isso limita muito e, com o tempo, dei mais liberdade às minhas postagens.
Porém, como eu não gosto que me contem as histórias, como eu adoro as surpresas que os criadores geralmente nos preparam com tanto esforço, não quero estragar o prazer de ninguém.
Se você é como eu, melhor ler ou ver antes. Mas convido-o a voltar depois, pra saber o que eu achei.