domingo, 19 de agosto de 2007

Língua maltratada

Em seus Cadernos, Saramago reproduz o discurso que fez ao receber o Prêmio Luís de Camões aqui em Brasília, em 1996.
Num pequeno trecho diz como é sofredora nossa língua, como é mal ensinada e aprendida, como os estrangeirismos nela proliferam.
Amante que sou da minha língua portuguesa, como lamento seus sofrimentos!
Não que eu seja absolutamente purista! Meus poucos estudos de lingüística pelo menos me serviram pra entender que as línguas são vivas, e quem as faz é justo quem as fala.
Além disso, também me interesso por outras línguas. E ouço músicos e vejo filmes e leio autores estrangeiros, claro!
O que lamento é isto: o uso tão ruim de nossa língua somado à invasão dos estrangeirismos mostra o quanto nosso povo é carente de identidade cultural. Quanto nos falta ainda pra construir nossa pátria!
Dói que tantos nem cheguem à escola, mal conheçam um livro.
Mas pior é nas vitrines não se ler mais liquidação ou desconto.
Pior ainda que se contrate um tal personal!!
Além de se apropriar da expressão dos outros, nossa classe média supostamente instruída o faz de modo absurdo! Já me soa estúpido que não o chamem de treinador, mas por que raios chamam-no pessoal??
Vou assumir a conseqüência da carga de preconceito do que vem a seguir, mas se tais pessoas andassem mais nas livrarias que olhando vitrines em liquidação, talvez nossa língua sofresse menos!

Nenhum comentário:

Pra não ser estraga-prazer!

No começo, eu evitava falar das tramas dos filmes, livros e séries que comento aqui, mas isso limita muito e, com o tempo, dei mais liberdade às minhas postagens.
Porém, como eu não gosto que me contem as histórias, como eu adoro as surpresas que os criadores geralmente nos preparam com tanto esforço, não quero estragar o prazer de ninguém.
Se você é como eu, melhor ler ou ver antes. Mas convido-o a voltar depois, pra saber o que eu achei.