quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Caetano

Ontem à noite vi o show do Caetano Veloso, no Multishow, do disco . Tão interessante... Na adolescência e até uns bons anos atrás, ele era meu ídolo mesmo. O preferido entre todos. Eu, minhas irmãs e uma amigona colecionávamos tudo o que saísse sobre Caetano, além, claro, de arranjar dinheiro pra comprar todos os discos e, se desse, ver todos os shows. Sabíamos muitas músicas de cor, até aquelas mais estranhas e de letras malucas enormes, como Ele me deu um beijo na boca. Eu sabia a ordem em que os discos tinham saído, em que ano, quais as faixas de cada um, detalhes assim. Até data de nascimento, nome dos filhos, esses trecos.
Daí, de uns tempos pra cá, desiludi.
Ele ficou rabugento, talvez por estar mal casado, sei lá.
Dos últimos discos, sei pouquíssimo, só umas poucas faixas que de vez em quando ouço na casa do meu pai, ele sim ainda muito fã, e quem, aliás, aplicou-nos de Caetano, como ele mesmo sempre dizia.
Mas ontem fiquei a fim de ver o que ia rolar naquele show anunciado com destaque para a banda de rock montada pelo Caetano. O show não tinha tanto assim de rock, mas talvez não fosse mesmo a intenção dele, pelo pouco que vi do "makink of".
Ele falou do Transa, disco que até hoje é um dos meus preferidos.
Percebi que, realmente ainda gosto de muitas músicas, mas não tenho mais o mesmo interesse em conhecer as novas. Eu, que já vi show que ele fez antes de lançar o disco, cujas faixas eram todas inéditas!
E o bichinho tá ficando velhinho mesmo. Eu também tou envelhecendo, né? Hoje admiro os caras não só pela paixonite que tenho por eles, mas pelo que fazem. E gosto da regularidade: dos caras da dita MPB (nunca gostei muito dessa etiqueta, mas vá lá), quem admiro mesmo, profundamente, talvez sem ressalvas, é o Chico Buarque.
Mas vi e ouvi com carinho o Caetano de 65 anos. Não sei dizer se ele envelheceu bem, mas gosto do jeito como eu estou amadurecendo. É bom gostar dos artistas, dos seus trabalhos, mas essas paixões incondicionais não têm nada a ver. Pelo menos não mais. De qualquer modo, valeu pra reacender a vontade de ouvir umas coisas de que gostava tanto. Vou ver se encontro meus CDs na bagunça da prateleira e passo algumas faixas pra ouvir no celular, quando puder caminhar de novo.


P.S.: Tentei linkar o Transa, mas tá no site antigo do Caetano, muito chatinho de navegar. Só dá pra chegar até a página inicial, então, quem tiver curiosidade e paciência suficientes, fuça por lá mesmo. O novo ficou bem mais legal, tanto pra ver como pra navegar.

Nenhum comentário:

Pra não ser estraga-prazer!

No começo, eu evitava falar das tramas dos filmes, livros e séries que comento aqui, mas isso limita muito e, com o tempo, dei mais liberdade às minhas postagens.
Porém, como eu não gosto que me contem as histórias, como eu adoro as surpresas que os criadores geralmente nos preparam com tanto esforço, não quero estragar o prazer de ninguém.
Se você é como eu, melhor ler ou ver antes. Mas convido-o a voltar depois, pra saber o que eu achei.