domingo, 23 de setembro de 2007

Questão de fé

Eu sou uma pessoa de fé. Sério! Não só acredito em Deus mas tenho convicção de que ele é justo, bom, e que tudo na sua criação tem um propósito. Consigo encontrar explicação pra catástrofes e dores profundas que passamos, razões pra (tentar) aliviar meus (muitos) medos. Mas, sinceramente, não consigo entender a existência da barata!
Quando vi Deus é brasileiro pela primeira vez, no cinema, adorei. Achei divertido, o Wagner Moura ainda era estreante e não vilão da novela das oito, e ele 'tava engraçadíssimo! Da segunda vez, na tevê, já achei que aquele Deus não tinha nada a ver: presunçoso, orgulhoso de seus feitos, meio egoísta e até com um interessezinho físico pela garota. Tudo isso aí é com a gente, ser humano. Deus 'tá muito além dessas nossas coisinhas. Na verdade eu nunca gostei muito do que já pude ver do João Ubaldo. Li A casa dos budas ditosos e detestei. Não vi nada da noção de pecado que regia a série da Editora Objetiva, era só bandalheira sem a culpa e desejo de redenção que acredito que o pecado gere (não entendo muito disso porque nunca fui à igreja, onde imagino que expliquem esses conceitos).
Enfim, mas com uma coisa naquele filme, que nem sei se 'tá na história original do João Ubaldo, eu me identifiquei: a cena em que Deus e o Taoca estão viajando de ônibus, aparece uma barata e Deus pega o caderninho em que anota umas modificações que poderia fazer.
Eu, que me mantenho uma pessoa de fé e convicção na justiça divina, em vez de questionar, que é o que me dá vontade de fazer, procuro reafirmar pra mim mesma que, se tudo na natureza tem um propósito, a barata há de ter o seu, e eu é que sou ainda muito iniciante pra compreender. Mas por causa mesmo dessa incipiência, posso gritar toda vez que as malditas invadem aqui a minha sala, perto do meu computador (a despeito da dedetização recente): ODEIO BARATA!

2 comentários:

Anônimo disse...

Hehehehe... Essa foi a maior volta que eu já vi alguém fazer pra dizer que odeia alguma coisa!
Beijo!

Anônimo disse...

e eu odeio formiga :)

Pra não ser estraga-prazer!

No começo, eu evitava falar das tramas dos filmes, livros e séries que comento aqui, mas isso limita muito e, com o tempo, dei mais liberdade às minhas postagens.
Porém, como eu não gosto que me contem as histórias, como eu adoro as surpresas que os criadores geralmente nos preparam com tanto esforço, não quero estragar o prazer de ninguém.
Se você é como eu, melhor ler ou ver antes. Mas convido-o a voltar depois, pra saber o que eu achei.