quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Café com banana

Uns tempos atrás, o pessoal do meu trabalho descobriu o Café Cornhills, onde faziam quiz em inglês às quintas à noite. Como a galera é podre de nerd, era um programa divertido.
Disseram que ia fechar, o que é uma pena, porque o lugar era legal, com comida boa a preço bem justo, mas de fato nem sempre tinha movimento. Não dá pra entender o gosto do público de Brasília, sério.
O site deles está ali, firme e forte. Eu não sei se vai fechar mesmo, se já fechou... Quando passar por lá, confirmo.
O fato é que lá faziam (fazem?) um nevado de banana com café e toffee que eu, de início, estranhei: banana com café??!! Mas a minha amiguinha viciada em banana experimentou e adorou. Eu confiei e, realmente, era bom. Causava um pouco de estranheza, mas era bom. O lance é que os nevados do Cornhills, pro meu gosto, eram um pouco aguados, menos cremosos do que eu gostaria.
Pois outro dia minha irmã viu na tv a Nigella fazendo uma vitamina de banana com café. Oras, por que não pensamos nisso antes? Dá pra fazer em casa!
O problema é que é tão fácil e tão bom, dá uma energia tão útil no dia a dia, que é viciante! Eu passei a comprar mais bananas só pra fazer a vitamina.

A Nessa fez a dela com o café pronto e castanha do pará.
Eu fiz com Nescafé mesmo.
Testei várias quantidades e "receitas", já usei granola, aveia, castanha de caju, até que hoje cheguei a uma versão que me parece A versão. Só que não é tão saudável, com castanhas ou grãos integrais e coisa e tal. Vai com biscoito de leite mesmo...
Ficou assim:

VITAMINA DE BANANA COM CAFÉ da Tati
Bater no liquidificador
1 copo mal cheio de água gelada
2 colheres (sopa) bem cheias de leite Ninho
1 colher (chá) de Nescafé
1 banana e meia
5 biscoitos de leite (o meu era Mabel, que eu acho o melhor)

Rendeu um copo cheio de vitamina, ótimo prum café da manhã rápido ou lanche no meio da tarde.

P.S.: Acabei de ver uma receita da Nigella em que ela congela as bananas quando estão pra passar do ponto. É uma ideia legal, claro, mas também gosto de pensar nas frutas frescas especialmente compradas para esse fim - a vitamina.

P.S. 2: Fiz a minha, me inspirei pra publicar a "receita", mas bebi logo e não tirei foto. Fico devendo. Mas a vitamina ficou bem escurinha, linda, hehe.

3 comentários:

Daniela disse...

O bom da banana congelada é a cremosidade que dá depois que vc bate.
No Cornhills eu nunca tomei essa bebida, mas no Grenat que fica do outro lado da rua (mais pra cima) tem um shake de café com banana que é um pecado de tão bom. Aliás, aquela rua tá bem servida de café, hein...
Bjs!

Anônimo disse...

Como eu não congelo a banana, porque esqueço, eu faço a minha vitamina assim:
- 1 banana e meia;
- meia cuba de gelo;
- 2 colheres de sopa de leite em pó;
- 1 xícara pequena de café preparado, forte, amargo e quente;
- 2 castanhas do Pará;
- 1 colher de sobremesa de mel.
Rende um copo e meio, e eu fico a manhã toda satisfeita e animada!
Beijo,
Nessa

Tatiana disse...

Nena, vou testar essa sua receita, se bem que raramente tenho castanha do pará em casa. Mas posso usar um pouco de granola mesmo. Valeu!

Pra não ser estraga-prazer!

No começo, eu evitava falar das tramas dos filmes, livros e séries que comento aqui, mas isso limita muito e, com o tempo, dei mais liberdade às minhas postagens.
Porém, como eu não gosto que me contem as histórias, como eu adoro as surpresas que os criadores geralmente nos preparam com tanto esforço, não quero estragar o prazer de ninguém.
Se você é como eu, melhor ler ou ver antes. Mas convido-o a voltar depois, pra saber o que eu achei.