terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Plantação de Natal - parte 2

Meu "amanhã" demorou uns dias, a postagem não veio logo em seguida, mas ainda dá tempo de mostrar o resto da minha plantação de Natal deste ano.
Começou com a vontade da minha chefe de ocupar um espaço específico lá na parede da nossa sala. Nós mudamos de sede em agosto, e esta é a primeira vez que passamos o Natal lá. Bem, não o Natal, só o fim de ano... Enfim, foi a primeira vez que decoramos aquela sala pras festas desse período. A ideia dela era fazer uma árvore de parede, com feltro ou alguma coisa parecida, e colocar bolinhas com os nomes dos servidores do setor. Ia orçar numa loja de decoração. Pois eu disse que achava que daria pra fazer de crochê.
A inspiração veio daquelas arvorezinhas que o pessoal andou fazendo de crochê, pra pendurar em portas. Mas, claro, eu queria grande, compatível com uma árvore oficial de Natal.

Fucei uns gráficos na net e achei um de toalhinha de mesa, mas com um pinheirinho facilmente adaptável. Não tinha ideia da quantidade de material que precisaria nem do tamanho que conseguiria, mas fiz uns testes com 3 fios de lã e agulha 9 mm, calculei e resolvi aumentar pra 5 fios de lã verde, cada um de um tipo e tom diferente, uma delas mesclada. Ao todo, foram mais ou menos 10 novelos, 2 de cada tipo de lã. A agulha foi de 10 mm.
A árvore ficou com mais ou menos 1 metro de comprimento por 1 de largura na base, porque fui seguindo o gráfico até atingir um total de 11 "gomos" (não sei como chamar casa triângulo desses).

A parte do crochê foi a mais fácil. Apesar de ser meio desconfortável trabalhar com essa agulha e fios tão grossos, teci tudo em 2 dias de folga do trabalho, graças a um feriado emendado.
O problema começou pra colocar a bichinha na parede. Claro que ficou muito pesada, e era preciso uma estrutura que a mantivesse firme, conservasse a forma de pinheiro e não pesasse pra baixo.
Pensamos em madeirite, mas, como eu não sei cortar, queria algo que pudesse fazer sozinha, sem a ajuda do marido, porque era meio de semana e eu só poderia contar com ele daí a 3 dias.
Acabei usando varetas de madeira, que eram palitos de algodão doce. Costurei os benditos de dois em dois, na horizontal, em cada "gomo" do pinheiro, sempre com um espaço vazio no eixo vertical, porque é preciso pensar em como dobrar a árvore pra ela ficar guardada nos outros 11 meses do ano. Entre uma vareta e outra, na vertical, também foi preciso amarrar um fio a cada duas delas, senão a árvore pesaria também para baixo.
Tudo isso foi solução proposta pelo marido, que é sempre quem me salva das ideias malucas que tenho com crochês gigantes.
Eu me senti a própria Niemeyer, com umas ideias bonitonas que requerem uma equipe de engenheiros cabeções pra pôr o troço de pé. Enfim, deu certo. Eu já tava ficando com raiva de ter proposto a bendita árvore, por causa do trabalhão pra fazer a estrutura de trás, mas sabia que, quando (e se) ela ficasse pendurada na parede, ia fazer as pazes.

Ficou MUITO legal. Usamos bolinhas chinesas mesmo, nas quais escrevi os nomes com uma com caneta do tipo marcador permanente dourada. Todo mundo do meu trabalho se amarrou, ficou admirado e tal.
Muita gente disse que encomendaria uma pro ano que vem. Uma amiga pediu pra este ano mesmo. Eu disse que não dava. Primeiro que nunca fiz crochê pra vender. Não é a minha. Não quero que minha diversão vire trabalho. Nem saberia quanto cobrar. Segundo que a parte de trás foi muito trabalhosa, e eu não queria fazer de novo. Além do mais, meu marido e as meninas daqui tinham gostado, e queriam que eu fizesse uma pra nossa casa. Se eu fosse fazer por encomenda, teria de fazer a minha primeiro. Já era dia 7 de dezembro, e eu achava impossível fazer mais duas daquelas.

Mas, no fim, a amiga disse que só queria o crochê, que ela ia se virar pra pendurar a árvore. Meu marido sugeriu peças de madeirite atrás da árvore, que seriam bem mais fáceis de cortar e prender (foram coladas com cola quente), e que ele mesmo providenciaria. E eu acabei produzindo mais essas duas árvores grandes. Tudo no espaço entre uma sexta e uma quarta-feira.
Depois disso, ainda fiz uma média e outra pequena, pra presentear, ambas só com 2 fios de lã e agulha 8 mm. A média ganhou um courino atrás, pra dar firmeza. A pequena nem vai precisar, porque ficou bem leve. Ou seja, plantação beeeem fértil, no final de todas as contas.
Fiquei superfeliz com as ideias e, claro, o resultado.

Não sei se animo a fazer por encomenda, pro ano que vem. Ainda não quero pensar nisso. Porque, sério, teria que custa no mínimo 250 reais, e não sei se as pessoas topariam pagar tudo isso. Enfim, essa é uma coisa pra se pensar no ano que vem, se rolarem mesmo os pedidos.
Por enquanto é só curtição.










Pra completar a decoração daqui de casa, fizemos os embrulhos todos com papel pardo e fita xadrezinha verde. Eu achei demais! Profi mesmo. Fico olhando pro conjunto e babando, toda orgulhosa do trabalho conjunto que tivemos o marido, os filhos e eu.


2 comentários:

Madi disse...

Ficou muito legal mesmo!
Só queria ver uma foto da parte de trás, porque não entendi a descrição. hehehe

Tatiana disse...

Pois é, fiquei devendo essas fotos da estrutura. Esqueci de fazer essas. Vou ter que trazê-las em janeiro, depois que desmontarmos a decoração do Natal, tanto aqui como no trabalho. Aí faço e publico, que, certamente, fica mais fácil de entender.

Pra não ser estraga-prazer!

No começo, eu evitava falar das tramas dos filmes, livros e séries que comento aqui, mas isso limita muito e, com o tempo, dei mais liberdade às minhas postagens.
Porém, como eu não gosto que me contem as histórias, como eu adoro as surpresas que os criadores geralmente nos preparam com tanto esforço, não quero estragar o prazer de ninguém.
Se você é como eu, melhor ler ou ver antes. Mas convido-o a voltar depois, pra saber o que eu achei.