sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

"Bourne"

Finalmente conseguimos ver o terceiro Bourne.
Tínhamos visto os dois primeiros assim, meio despretensiosamente. Aliás, quando vimos A Identidade Bourne, nem sabia que haveria continuação.
A Supremacia Bourne já vi no cinema, sem lembrar muito dos detalhes da trama.
Quando saiu O Ultimato, resolvi rever os outros, pra saber direito o que aconteceria.
Filmes de ação nem são meus preferidos, mas desses gostei muito!
A direção é excelente, com aquele ritmo bem ágil que combina com a mente atordoada do Jason Bourne. Além disso, as cenas de luta são maneiras, porque são sujas, confusas, com a câmera mexendo o tempo todo pra gente ficar meio sem saber quem tá apanhando em cada momento. Imagino que luta de verdade seja mais pra isso mesmo, né, e não aquelas coisas coreografadas que normalmente se vêem em cinema.
Gosto também da trilha sonora, que combina perfeitamente com o andamento do filme.
Mas o melhor é o personagem. Ele é uma espécie de super-herói ao contrário, né, só que não tem superpoderes, mas superabilidades. E, em vez de ter sido treinado pra fazer o bem, foi pra matar. O condicionamento é tão eficaz que o cara (e também seus colegas) mata sem nem pensar no porquê. Aliás, é isso que ele começa a questionar quando perde a memória. Continua ultracapaz, mas já não aceita matar tão facilmente.
Achei muito boa a construção de um personagem assim, com esse grau de complexidade, numa história de ação.
Além de tudo o mais, vamos combinar, o Matt Damon deu muito bem conta do recado, né? Grande menino, rirri.

Um comentário:

Anônimo disse...

É ótimo, né? Eu adoro um bom filme de ação e a trilogia Bourne é ação no melhor estilo.
Eu gosto tb pq foi a série que salvou a carreira do Matt Damon, que realmente é um grande menino, hehehehe... Quem diria que aquele menino franzino ia virar um super herói daqueles! Wow!

Dia desses eu tenho que ver a Supremacia de novo, pq eu perdi uns pedaços. Aliás, pq não ver logo os três de uma vez, né?

Pra não ser estraga-prazer!

No começo, eu evitava falar das tramas dos filmes, livros e séries que comento aqui, mas isso limita muito e, com o tempo, dei mais liberdade às minhas postagens.
Porém, como eu não gosto que me contem as histórias, como eu adoro as surpresas que os criadores geralmente nos preparam com tanto esforço, não quero estragar o prazer de ninguém.
Se você é como eu, melhor ler ou ver antes. Mas convido-o a voltar depois, pra saber o que eu achei.