sábado, 10 de julho de 2010

Eu fiz "o melhor bolo de maçã do mundo"

Eu fiz "o melhor bolo de maçã do mundo", segundo a Paula do The Cookie Shop.
Cheguei a essa receita por uns caminhos tortuosos, que começaram no twitter e me levaram ao Prato Fundo, onde havia uma tentadora receita do "melhor bolo de banana do mundo".
Me deu uma vontade louca, mas, como eu não tinha aqui em casa os ingredientes mínimos necessários - as bananas supermaduras -, fiz o de maçã da Paula, que inspirou o Vitor Hugo a nomear seu post.

Eu andava meio com preguiça de receitas mais trabalhosas, dessas que pedem pra peneirar e reservar ingredientes, coisa e tal, mas, como a Paula dizia que era o melhor do mundo na sua modesta opinião, que, pra mim, contou muito, uma vez que ela faz diversas receitas e escreve habitualmetne sobre elas, eu resolvi seguir as orientações à risca.
Ainda assim, tive que fazer umas pequenas mudanças: minha batedeira é muito fraquinha e, quando ela começou a cheirar a motor queimado, antes mesmo de terminar toda a farinha da receita, eu acrescentei o suco de uma laranja, e também as raspas da casca, inspirada na receita do Vitor Hugo de bolo de banana.
Além disso, como não tinha nozes nem pecãs, pus 1 xícara de granola no lugar, só pra ficar um pouco crocante.
Claro que não é a mesma coisa. Imagino que com as nozes fique mais fantástico. Mais ainda.
Porque, vou falar, essa foi de longe a melhor receita de bolo de maçã que eu já fiz na vida. Eu já fiz algumas, não sou tão inexperiente assim.
Achei curioso, porque a massa ficou bem consistente, parecia uma massa de biscoito dessas que a gente tem que pegar às colheradas, porque ela não derramava facilmente na forma.
Mas, certamente por causa da água das frutas, depois de assado o bolo ficou muito macio e úmido, e não pesadão e massudo como eu pensei que ficaria.
Delicioso!
Ah, outra coisa que fiz foi pôr mais peras que maçã, porque tinha umas 3 aqui que já estavam meio pra perder, com a casca feia que desinteressava o povo daqui. Essa é uma dica da Paula, que já usou pera quando não tinha maçã. Não senti a menor diferença no sabor, parecia que era só maçã mesmo. Deu totalmente certo.

O de banana está me aguardando. Daqui a uns 2 ou 3 dias, quando as bananas da fruteira estiverem no ponto, eu vou testá-lo e, se continuar nesse pique de escrever neste pobre blog semiabandonado, conto como ficou.
Mas, pra esse, eu vou comprar as nozes, porque a coberturinha crocante que o Vitor Hugo põe em cima parece daquelas que não dá pra dispensar!

Nenhum comentário:

Pra não ser estraga-prazer!

No começo, eu evitava falar das tramas dos filmes, livros e séries que comento aqui, mas isso limita muito e, com o tempo, dei mais liberdade às minhas postagens.
Porém, como eu não gosto que me contem as histórias, como eu adoro as surpresas que os criadores geralmente nos preparam com tanto esforço, não quero estragar o prazer de ninguém.
Se você é como eu, melhor ler ou ver antes. Mas convido-o a voltar depois, pra saber o que eu achei.