quarta-feira, 20 de maio de 2009

"A Casa dos Espíritos"

Terminei A Casa dos Espíritos.
Gostei muito do fechamento. Compensou qualquer pequena insatisfação durante o percurso.
Adorei a percepção da Alba sobre o ciclo das vidas, sobre não ser possível compreender todos os fatos com base numa única existência, pois alguns têm início nas gerações anteriores e vão se concluir nas futuras.
Adorei ela compreender que deve quebrar o ciclo de ódio e rancor, para que talvez seu neto não sinta desesperada necessidade de violar uma neta do coronel Garcia.
Que final incrível, que bela maneira de fechar essa história, sem fechá-la nunca.
Por isso, creio, é um livro tão querido.
Também entra para a minha lista de livros queridos, só pelo modo como termina.
Adorei a neta amar seu avô a despeito de todas as discordâncias e de todas as arbitrariedades que ele cometeu em toda a sua vida. A despeito de, friamente, ele ser o tipo de homem a quem ela desprezaria, ponto final.
Adorei que um livro nos mostre, mais uma vez, que se pode gostar de alguém e até amá-lo - talvez principalmente amá-lo - mesmo que não se concorde com ele em nada.
Adoro quando uma leitura me faz refletir tanto sobre mim mesma.
Terminá-lo com o show do Caetano Veloso ainda na mente foi muito significativo.
Será que nosso inconsciente busca esses conteúdos com intenção???
'Tou adorando essas perguntas todas!

Um comentário:

Fabiana disse...

Tati, que saudade Amiga!!!
Como estão as meninas? Tô grávida! É uma menina, Maria Flor...
Coicidências não existem mesmo! Adivinha o filme que compramos nas Americanas sábado e assitimos? A casa dos Espíritos! Já não é a primeira vez que isso acontece...
Fiquei curiosa pelo livro. O filme é muito bom, mas deve ser bastante superficial em relação ao livro (é regra, né?)
Beijos grandes!!!!!

Fabiana
luebke@globo.com

Pra não ser estraga-prazer!

No começo, eu evitava falar das tramas dos filmes, livros e séries que comento aqui, mas isso limita muito e, com o tempo, dei mais liberdade às minhas postagens.
Porém, como eu não gosto que me contem as histórias, como eu adoro as surpresas que os criadores geralmente nos preparam com tanto esforço, não quero estragar o prazer de ninguém.
Se você é como eu, melhor ler ou ver antes. Mas convido-o a voltar depois, pra saber o que eu achei.