segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Jogo americano no Ravelry

De volta a Brasília já há uma semana, com o pré-projeto de monografia enviado e corrigido pela professora, já posso pensar em novos trabalhos de crochê e tricô. Está em andamento uma blusa pra minha cunhada, na fila uma boina pra sobrinha, uma blusa de frio pra minha irmã, mas, como minha mente é bem mais rápida que minhas mãos, já tem várias outras coisas rondando-a, entre elas essa bolsinha de crochê bem linda, do blog da Debora Alves. Como não tem receita, vou gastar um tempinho tentando fazer pela foto.
Pra tentar ser organizada, fui anotar esse novo projeto no Ravelry, e acabei passando boa parte da manhã lá, finalmente registrando as coisas que já fiz. Algumas delas, porque ainda há várias outras pra anotar. Mas isso vai com o tempo.

Enfim, uma das coisas que pus lá foi o jogo americano que fiz lá pra março, pra dar de presente de casamento pra Jaque, minha querida amiga do trabalho.

Eu queria um desenho com cara de café da manhã e achei um gráfico de ponto cruz com bule e xícara fumegante. Tranformei num gráfico mais simples, quadriculado, e fiz de crochê filé. Usei dois fios de Camila Fashion, em dois tons parecidos mas distintos de verde, com agulha 3 ou 3,5 mm, não lembro bem.

Gostei do resultado, e a foto está aí.

Aqui está o gráfico. Ele funciona assim: pra cada quadrado com X dentro, 3 pontos altos. Para cada quadrado vazio, 1 ponto alto, 1 corrente, 1 ponto alto.
Atenção para a primeira carreira: número total de pontos = número de quadrados x 2 + 1.

Estou atrás de um programa que serve pra desenhar gráficos de crochê, mas só achei para Windows. Como agora aqui em casa só tem Mac, tá meio difícil. Tem um jeito de botar pra rodar Windows, alternativamente, só pra usar o tal programinha, mas ainda não consegui o auxílio técnico do meu maridinho pra isso, então fica pruma outra vez.

Um comentário:

Anônimo disse...

ai, como eu queria ser tão dedicada aos meus projetos. tenho uns dez cordões de crochê daqueles do magia do crochê na cabeça, e não fiz nada além do primeiro, o seu. pelo menos continuo fiel aos meus livros e ao meu coral. mas não dá mais tempo pra nada! um dia eu chego lá. beijo. adoro ler o seu letras e prosas.

Pra não ser estraga-prazer!

No começo, eu evitava falar das tramas dos filmes, livros e séries que comento aqui, mas isso limita muito e, com o tempo, dei mais liberdade às minhas postagens.
Porém, como eu não gosto que me contem as histórias, como eu adoro as surpresas que os criadores geralmente nos preparam com tanto esforço, não quero estragar o prazer de ninguém.
Se você é como eu, melhor ler ou ver antes. Mas convido-o a voltar depois, pra saber o que eu achei.